Quando começa a primavera 2023?

22 DE SETEMBRO DE 2023

Nesta semana, o hemisfério Sul passará pelo equinócio da Primavera, que marca a saída do inverno para a nova estação. Muitas pessoas se perguntam: que dia é a primavera em 2023?

O dia da primavera e o horário mudam a cada ano no movimento de translação da terra. A data marca festas e celebrações em diferentes culturas ao redor do mundo. Confira quando será a primavera deste ano.

 

Que dia é a primavera em 2023?

No hemisfério sul, a primavera começa em 22 ou 23 de setembro e termina em 21 ou 22 de dezembro em todos os anos.Em 2023, a nova estação começa no sábado, dia 23 de setembro

O horário preciso do início da primavera, ou equinócio da primavera, é às 03h49 da madrugada do sábado, 23 de setembro.

Essas datas correspondem ao equinócio, nome dado ao momento em que dia e a noite têm aproximadamente a mesma duração. O fenômeno marca a transição da estação de inverno para a primavera, com dias e noites de 12 horas.

solstício de verão, que dá fim à primavera e inicia a era dos dias mais longos do ano, ocorrerá às 00h27 do dia 22 de setembro de 2023.

Equinócio de primavera - o que é?

O equinócio da primavera é um evento astronômico que marca o início dessa encantadora estação do ano, marcado pelas flores e pela volta do calor.

Ele ocorre em duas datas distintas, uma para cada hemisfério: 20 ou 21 de março no norte e 22 ou 23 de setembro no hemisfério sul.

Do ponto de vista científico, o equinócio da primavera ocorre quando o eixo da Terra não está inclinado nem em direção ao Sol (verão) nem afastado dele (inverno).

Isso faz com que o dia e a noite tenham praticamente a mesma duração, proporcionando um equilíbrio temporário entre o calor e o frio. 

O termo equinócio vem do latim aequus, interpretado como igual, e nox, que indica a noite. Nesta data, dia e noite tem a mesma duração.

Culturalmente, o equinócio da primavera é celebrado em muitas partes do mundo como um momento de renovação e rejuvenescimento.

Muitas culturas enxergam essa época como um sinal de renascimento da natureza, à medida que as flores desabrocham, as árvores ganham folhas verdes e os animais retornam de suas migrações.

Essa conexão entre a primavera e a renovação ainda perdura em muitas tradições, como o Holi Festival, na Índia, que celebra a chegada da estação.

Um dos motivos da celebração do equinócio da primavera tem implicações importantes na agricultura, pois marca o início de um período de plantio e crescimento de colheitas.

O equinócio da primavera é uma data interessante, pois combina ciência, cultura e agricultura. Ele nos lembra a beleza da natureza e a importância da renovação e do crescimento que essa estação traz consigo.

É um momento para apreciar o equilíbrio efêmero entre o dia e a noite e para celebrar a promessa de dias mais longos e mais quentes que a primavera nos oferece.

Fale Conosco
Pelo WhatsApp