Por que meu corpo dói mais no frio?

14 DE JULHO DE 2023

👉Por que meu corpo dói mais no frio?

O motivo é simples. No frio nós nos movimentamos menos, contraímos os músculos e ficamos mais encolhidos. Isso causa rigidez muscular e um possível desconforto ao se movimentar. Além disso, no frio o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura, o que faz com que aumente a viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro das articulações e serve para lubrificá-las. Esse aumento de viscosidade gera maior rigidez nas articulações e, consequentemente, mais dores.

 

Artrite: cuidados especiais

As dores causadas pela artrite podem acompanhar a pessoa durante todo o ano, mas especialmente nos períodos mais frios, elas costumam se intensificar. Por tanto, cuidados redobrados neste caso!

 

Tem como prevenir as chamadas dores de inverno

A melhor forma de evitar e prevenir as dores de inverno é se mantendo em movimento. Alongar o corpo é prática importante antes de iniciar uma atividade física, mas não deve se limitar a esse momento. O alongamento ajuda a evitar a contração muscular e também auxilia na lubrificação das articulações.

 

As atividades físicas também são excelentes para evitar as dores nas articulações causadas pelo frio, já que através dela acontece a otimização da irrigação sanguínea e aumenta a flexibilidade. Mais flexibilidade, menos dores!

 

Por último, mas não menos importante, agasalhe-se. Manter o corpo aquecido, principalmente nas extremidades como pés, mãos e pescoço/cabeça colabora na prevenção das dores.

 

✅Músculos saudáveis e fortes = menos dores no frio

O fortalecimento e a manutenção da saúde muscular também ajudam – e muito – nas dores causadas pelo frio. Isso porquê, quanto mais fortes e saudáveis forem os músculos, menor é a tendência de realizarmos o movimento de contração que causa as dores, além é claro, de ter muito mais flexibilidade.

Fale Conosco
Pelo WhatsApp