Entenda quando é necessário marcar uma consulta com cardiologista

31 DE JULHO DE 2020

Segundo informações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2016, uma morte por problemas do coração acontece a cada 40 segundos. E não, você não leu errado. Dar a devida importância a essa área da saúde é primordial. Por isso, uma consulta com cardiologista deve ser feita sempre que necessário.
 

Ao ser avaliado por um médico especialista em doenças cardiovasculares, você aumenta as chances de evitar infartos, por exemplo. Um check-up, ainda, é capaz de diagnosticar arritmia, miocardiopatia, problemas congênitos, disfunções da aorta, pericardite, entre outras complicações.
 

Concordamos que o papel desse profissional é muito relevante, certo? No artigo de hoje, portanto, vamos mais fundo no assunto. Você tem interesse em saber os principais motivos pelos quais é necessário agendar uma consulta com cardiologista? Então continue a leitura e fique por dentro!

 

FALTA DE AR

Conhecida no meio médico como dispneia, a falta de ar ocorre porque o cérebro julga que os movimentos de inspiração e expiração não são suficientes para suprir as necessidades corporais.

Dificuldades para respirar podem indicar insuficiência cardíaca. Ao caminhar, correr, ou realizar esforços curtos, a ausência de oxigênio significa, em outras palavras, um possível risco de infarto.

 

CANSAÇO EXCESSIVO

Se uma pessoa sofre ao realizar qualquer atividade minimamente exigente, é hora de consultar um cardiologista. Afinal de contas, o cansaço excessivo pode ser sintoma da miocardiopatia.

Essa doença aumenta o tamanho do coração e faz com que ele não consiga bombear sangue como antes. Vale destacar que a sensação de cansaço é um sinal de alerta principalmente quando surge mesmo em repouso. Ou seja, caso nem uma boa noite de sono ajude, deve-se procurar auxílio profissional.

 

DORES NO PEITO

Primeiramente, é importante enfatizar: incômodo na região peitoral não obrigatoriamente quer dizer problema cardíaco. A questão pode ser respiratória, muscular ou intestinal, por exemplo. Entretanto, dores no peito são sim um sintoma de infarto, e é necessário tratá-las com bastante cuidado.

Quando há pressão na área do tórax, com reflexos em braços, ombros e abdômen, a tendência é que seja um princípio de parada cardíaca. Quanto maior o tempo da dor, mais sério o caso promete ser. Ao detectar o mínimo sinal disso, agende uma consulta com cardiologista.

 

BATIMENTOS ACELERADOS

Entre as doenças geralmente diagnosticadas pelos médicos que citamos no começo do texto, figura a arritmia cardíaca. Pois então: a principal manifestação dela é a irregularidade nos batimentos do coração.

Nosso órgão que distribui sangue para o organismo costuma bater de 60 a 100 vezes a cada minuto. Quando esse número passa de 100, a quantidade é considerada alta. Atenção: cafeína, medicamentos e outras drogas elevam a frequência cardíaca. Por isso, prevenir é importante. Caso sinta esses sintomas, busque análise especializada.

 

DESMAIOS FREQUENTES

Já ouviu falar em síncope? Esse termo foi criado para definir perdas temporárias da consciência. Em outras palavras, se trata do famoso desmaio, que também pode significar problemas cardiovasculares.

Alguém que desmaia com frequência precisa descobrir os motivos. Arritmias e alterações anatômicas no coração são patologias potencialmente escondidas atrás das síncopes. Hipertensos, obesos e diabéticos, em especial, devem abrir o olho para esses sinais.

A saúde cardiovascular é fundamental para a qualidade de vida. Além dos problemas que listamos, preste atenção em ansiedade, tosse, pulso irregular, suor exagerado, fraqueza etc. São outros indicativos de que é necessário buscar ajuda profissional.

 

Fonte: Cuida Mais 

 

Fale Conosco
Pelo WhatsApp