Dia Nacional do Diabetes

26 DE JUNHO DE 2023

 

O diabetes é uma epidemia global e uma questão de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e preocupa a comunidade médico-científica. De acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional do Diabetes, existem mais de 537 milhões de adultos com a doença em todo mundo e essa condição levou a 6,7 milhões de mortes apenas no ano de 2021 – uma vida perdida a cada cinco segundos. No Brasil, são mais de 16,8 milhões de casos entre pessoas com idades de 20 a 79 anos, o que nos coloca como quinto país com maior incidência de diabetes no mundo. No Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho, é essencial refletirmos sobre a importância de combater essa doença silenciosa.

 

 

O número de pessoas com diabetes nas Américas, por exemplo, mais que triplicou em três décadas, segundo dados do relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Pelo menos 62 milhões de pessoas vivem com diabetes nas Américas, número que pode ser ainda maior visto que cerca de 40% das pessoas não sabem que têm a doença.

 

Doença crônica e complexa, o diabetes resulta de defeitos na ação ou produção da insulina, hormônios responsáveis por regular os níveis de açúcar no sangue. O diabetes se manifesta por meio de fatores genéticos, biológicos e ambientais, originados em hiperglicemia crônica – aumento dos níveis de açúcar no sangue.

 

A obesidade, a má alimentação e a falta de atividade física são fatores-chave para o aumento alarmante de casos de diabetes.

Fale Conosco
Pelo WhatsApp