Como superar a morte de uma pessoa amada

16 DE JANEIRO DE 2020

Perder uma pessoa amada é um momento extremamente difícil e pode ser algo traumático para todas as pessoas envolvidas.

 

Embora lidar com a perda possa ser uma experiência profundamente pessoal, existem algumas etapas que fazem parte do processo de luto e superação. Conheça algumas dicas essenciais que podem te ajudar a superar a perda de uma pessoa amada.

 

Permitir os sentimentos

Lidar com a perda de um ente querido traz à tona quase todas as emoções imagináveis. Há momentos em que um mix de emoções se apossa de você de uma única vez, e talvez você sinta que esteja enlouquecendo. É natural se sentir assim, pois é normal experimentar uma série de sentimentos diferentes.

 

Lembre-se, com gentileza e luto, de que seus sentimentos são seus e que estão dentro da norma. É importante entender que não existe "certo" ou "errado" quando se trata de sentimentos sobre a perda de um ente querido.

 

Procura apoio

Embora possa haver momentos em que você prefira ficar sozinho, é importante ter pessoas ao seu redor que podem te dar apoio, amor e carinho genuínos. Amigos, família, irmãos em fé ou até mesmo um terapeuta são exemplos perfeitos de pessoas que devem estar com você durante esse delicado momento de perda.

 

Essas pessoas podem ser uma fonte de apoio emocional e também de necessidades físicas, se necessário. A morte de uma pessoa amada geralmente deixa um grande buraco na vida de quem ela deixou, um vazio que pode ser ocupado, temporariamente, por pessoas de confiança que se preocupam com você e que podem te ajudar.

 

Luto e aceitação

Cada pessoa tem sua maneira diferente de lidar com a perda. Você não pode colocar um limite de tempo em sua dor. Você deve se permitir e experimentar os estágios do luto à medida que eles forem surgindo, desde o choque inicial, passando pela raiva e tristeza, até a sua aceitação – que ocorre quando você aceita a perda e decide seguir adiante com sua vida.

 

Esse momento de aceitação é o momento ideal para você fazer uma análise e redescobrir a sua própria vida. Mudar suas atitudes para ser uma pessoa melhor, definir novas metas, e amadurecer todas as áreas da sua mente faz parte do processo de aceitação.

 

Embora a dor da sua perda seja grande, chegará um momento em que você começará a viver sua própria vida novamente. Ao superar a morte, você será capaz de seguir em frente e viver sua vida sem a pessoa amada ao seu lado.

 

Seu processo de luto e luto é seu. Todo mundo responde de maneira diferente ao lidar com a perda. Acima de tudo, seja gentil consigo mesmo, e saiba que um dia você vai acordar, e vai descobrir que a dor da perda é menor que a significância de sua vida.


 

Fale Conosco
Pelo WhatsApp