Como é feito o traslado de corpos em voos comerciais?

30 DE NOVEMBRO DE 2020

O transporte do corpo geralmente é realizado no porão do avião, no mesmo voo no qual estão viajando centenas de passageiros.


Você já parou para pensar que, ao pegar um avião, existe a chance de você estar viajando com uma pessoa morta? Esta situação pode ser mais comum do que você possa imaginar.


Situações como esta acontecem em diversos voos comerciais pelo Brasil e pelo mundo.


Se alguém morre durante uma viagem de férias, o corpo precisa ser levado de volta para a cidade, onde será enterrado. Nestes casos, é bem provável que o transporte seja realizado no porão do avião, no mesmo voo no qual estão viajando centenas de passageiros.
O processo, em voos nacionais, deve seguir uma série de procedimentos muito rígidos e em voos internacionais, a operação segue as leis de cada país.  


A Latam Cargo, por exemplo, que é a divisão de transporte de cargas da companhia aérea Latam Airlines, afirma transportar, em média, caixões com os restos mortais de 135 pessoas por mês (quase sempre dentro dos aviões comerciais da empresa).


Geralmente, o familiar ou outro responsável deve reservar o transporte do corpo junto ao call center da companhia com no mínimo seis horas de antecedência ao voo desejado. Depois, deve providenciar para que os restos mortais cheguem até os cuidados da companhia no aeroporto, junto com documentos como certidão de óbito e a carteira de identidade do falecido. 


Caso o óbito tenha ocorrido no hospital, o corpo chega da mesma forma que é entregue ao cemitério, ou seja, através de um agente funerário devidamente credenciado nos órgãos reguladores do país. Em alguns terminais de cargas, os caixões ficam em áreas isoladas e o corpo passa por um processo de embalsamamento para evitar vazamentos inesperados.


E a empresa exige que o caixão esteja enquadrado em uma série especificações: a espessura da urna não deve ser inferior a 30 milímetros e deve ser impermeável. Seu revestimento interno deve ser de zinco e deve possuir em seu interior material absorvente (para o caso de o corpo expelir fluídos durante a viagem). E, além disso, após a colocação dos restos mortais, o caixão deve estar hermeticamente fechado durante o traslado, mediante a vedação por material plástico ou por metal fundido. 


Discrição

Toda esta operação, logicamente, é mantida longe dos olhos dos viajantes. O corpo é levado em carro fechado até a aeronave para que os passageiros não vejam a entrada. Depois, uma equipe de profissionais coloca a urna cuidadosamente na esteira. Normalmente, o esquife embarca antes de qualquer carga e antes dos passageiros.


Depois de ser acomodado no porão do avião, o caixão é isolado das bagagens com redes. E, na chegada ao seu destino, o esquife deve ser retirado por um agente funerário e ser entregue no lugar especificado pela família ou responsáveis. 
 

Fale Conosco
Pelo WhatsApp