As flores no dia dos finados

26 DE OUTUBRO DE 2023

O hábito de levar flores ao cemitério para homenagear os mortos vem sendo praticado há muitos e muitos anos e simboliza, além de um belo presente, uma forma de expressar carinho e gratidão por alguém que, de certa forma, marcou as nossas vidas. As coroas de flores são usadas em funerais desde o tempo da Grécia Antiga, e representam círculo de vida eterna.

As flores, de uma maneira geral, simbolizam o ciclo da vida.

Elas são parte de um complexo sistema vital. Cientificamente, elas são a parte reprodutora das plantas e têm uma grande importância para o equilíbrio na natureza. Elas representam um recomeço, uma vida nova, pois a partir delas é que nascem outras plantes e outras formas de vida. Por esse motivo é comum que as pessoas visitem seus parentes e amigos nos cemitérios levando consigo flores. Essa iniciativa aumenta significativamente no dia dos finados.

No Dia dos Finados, é comum que as pessoas levem flores aos túmulos em memória dos entes queridos falecidos. Diferentes flores têm significados simbólicos e podem expressar sentimentos de amor, saudade e respeito. Alguns exemplos incluem:

1. Crisântemo: Simboliza a tristeza e luto, sendo uma escolha comum para o Dia dos Finados.


2. Rosa branca: Representa a paz e a espiritualidade.


3. Lírio: Simboliza a pureza e a inocência.


4. Margarida: Representa a inocência e a pureza.


5. Gladíolo: Expressa a saudade e a admiração.


6. Flor de maracujá: Representa a paixão e o sofrimento.


7. Orquídea: Simboliza o amor eterno e a beleza.

 

A escolha das flores pode variar de acordo com a cultura e as preferências pessoais, mas o importante é prestar homenagem aos entes queridos que já se foram.

 

Fale Conosco
Pelo WhatsApp