6 dicas para aproveitar o inverno de maneira saudável

31 DE MAIO DE 2023

O climinha mais frio aparece e não tem jeito, a vontade de se exercitar diminui, a vontade de ficar embaixo das cobertas aumenta e a gente tem aquela sensação maior de fome. Isso porque o nosso corpo acaba gastando mais energia para poder gerar calor e nos aquecer. Mas como manter uma alimentação saudável diante de tanta fome e evitar tentações? Trouxemos 6 dicas para você adaptar a sua rotina sem descuidar da alimentação mesmo nesses dias friozinhos. Vem conferir!

 

1. Continue consumindo água

Sem tanto calor, a gente tende a não sentir tanta sede. Mas lembre-se: beber água somente quando está com sede, é errado. Afinal, um corpo bem hidratado, garante um organismo em bom funcionamento. A dica é alternar com água de coco, pois além de hidratar, ela ainda ajuda a desintoxicar o corpo. 

2. Sucos e chás

Consuma sucos de frutas naturais, principalmente as que são fonte de vitamina C, pois ajudam a reforçar o sistema imunológico. Já os chás, podem ser grandes aliados contra o inchaço, pois além de aumentar a ingestão de água, apresentam propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o sódio do corpo. Opte pelo chá verde, de hibisco, gengibre e camomila. Só fique atento na hora de adoçar. Uma boa opção é substituir o açúcar refinado, pelo açúcar de coco ou mascavo.

3. Comfort food: comida afetiva

Sabe aquela comida que parece que nos abraça? Em dias frios, tudo o que a gente quer é uma sopinha boa para nos acalentar, né? Nossa dica é investir em caldos, cremes e sopas nutritivas. Essa é uma ótima forma de manter o consumo de legumes, verduras e vegetais nos dias mais frios.

4. Invista nas fibras

Produtos integrais, leguminosas, cereais, e frutas como abacate, maçã, goiaba e coco,  aumentam a sensação de saciedade, por causa das fibras, e promovem benefícios como o bom funcionamento do intestino, controle de açúcar no sangue e colesterol. 

5. Seu corpo pede: seja ativo

Os exercícios físicos aumentam a frequência cardíaca e ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo, além de aumentar a temperatura corporal. Comece com exercícios aeróbicos, como corrida, bicicleta, corda, etc. O importante é não ficar parado e lembrar daquele super alongamento antes de partir para o exercício.

6. Abra as janelas

Mesmo que esteja frio, é importante manter a casa arejada. Com as janelas abertas, o ar pode circular ajudando a diminuir a proliferação de ácaros e vírus que podem causar doenças como a gripe, por exemplo.

É isso! Que as nossas dicas sejam boas aliadas para a sua saúde nesses dias mais frios. Cuide-se!

Fale Conosco
Pelo WhatsApp