Imunidade no inverno: como proteger a saúde de doenças que chegam com o frio?

31 DE MAIO DE 2023

A chegada do tempo frio traz um aumento nos casos de doenças respiratórias, como gripes e resfriados. Em geral, crianças e idosos são os grupos que mais sofrem com elas, mas qualquer pessoa pode ficar doente durante essa epidemia sazonal, período no qual gripes e resfriados propagam com maior facilidade, infectando muitas pessoas.

Para diminuir o risco de pegar uma gripe ou resfriado, é essencial adotar certos cuidados para aumentar a imunidade no inverno e, assim, manter as defesas do organismo em condições de combater os vírus e infecções.

Na prática, não basta se preocupar apenas com o que é bom para aumentar a imunidade no inverno. Afinal de contas, a maioria das medidas para fortalecer o sistema imune apresenta melhores resultados quando praticadas regularmente, gerando efeitos positivos a médio e longo prazos.

No post de hoje, vamos explicar quais os efeitos do clima frio nas defesas do corpo, por que a sazonalidade de infecções respiratórias acontece nessa época e como aumentar a imunidade no inverno, com medidas que realmente podem acompanhar sua rotina o ano todo. Continue lendo!

O frio baixa a imunidade?

Ao contrário do que se imagina, não há indícios concretos de que o frio baixe a imunidade, ao menos não de forma direta. O impacto que pode ocorrer nesse sentido está mais ligado à maneira como nós respondemos a redução na temperatura em nossa rotina.

No inverno, a incidência de luz solar é menor e, por causa do frio, nos expondo menos ao sol, por conta das roupas que cobrem mais o corpo. Tudo isso pode reduzir a produção de vitamina D no organismo, nutriente vital para a imunidade e que é gerado naturalmente pelo organismo com a exposição aos raios UV.

Ao mesmo tempo, durante o outono e inverno, as pessoas tendem a se exercitar menos e ter mais preguiça de praticar esportes ou fazer academia. Fazer exercícios aumenta a imunidade, estimulando a circulação do sangue e a produção de células de defesa, essenciais para combater infecções.

Assim, é possível apontar que o maior impacto do frio acontece nos hábitos diários que deixamos de realizar, o que por sua vez pode justificar a redução na resposta imunológica nessa época do ano.

 

Por que doenças respiratórias aumentam no inverno?

Por outro lado, há uma relação direta entre a chegada do inverno e o aumento no número de casos de doenças respiratórias, principalmente a gripe e o resfriado. Isso costuma ocorrer por alguns motivos principais, que são:

  • Maior sobrevida do vírus: o clima frio favorece o vírus, criando um ambiente mais propício para ele sobreviver até que encontre um organismo hospedeiro;
     
  • Ar seco e frio: o inverno traz o frio e também deixa o ar mais seco, o que favorece o ressecamento das mucosas que revestem as vias respiratórias no nariz e garganta. Com isso, elas ficam mais sensíveis, passíveis de irritação e vulneráveis a microrganismos invasores, como o vírus da Influenza;
     
  • Ambientes fechados e com aglomeração: durante a época do frio, as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, com pouca ou nenhuma ventilação natural, frequentemente compartilhados entre muitas pessoas, o que somado aos fatores apontados acima, facilita a transmissão do vírus de uma pessoa para outra.

Como prevenir doenças como gripes e resfriados no inverno?

É claro que procurar maneiras de como aumentar a imunidade no inverno representa um cuidado válido para a prevenção de gripes, resfriados e outras infecções respiratórias nessa estação.

No entanto, é interessante conhecer algumas medidas diretas que podem ser incorporadas em nossa rotina, para uma prevenção ativa contra essas doenças sazonais. São elas:

  1. Evite choques térmicos: sair de um ambiente aquecido para o frio, ficar sem agasalhos no frio ou com as roupas molhadas depois de tomar chuva pode reduzir subitamente a temperatura corporal e diminuir a resposta imune, favorecendo a ação de microrganismos oportunistas;
  2. Higienização das mãos: tocar uma superfície contaminada e levar as mãos ao rosto é uma das formas de pegar gripes e resfriados, por isso, é recomendado reforçar hábitos de higiene, utilizando água e sabão ou álcool em gel para lavar as mãos com frequência;
  3. Evite compartilhar objetos: nunca compartilhe objetos como copos e talheres, pois o contato da mucosa bucal com a saliva contaminada de uma pessoa gripada pode realizar a transmissão do vírus. Outros itens, como canetas, cadernos, maçanetas e interruptores devem ser higienizados com frequência;
  4. Prefira ventilação natural e umidificadores de ar: a ventilação natural promove a circulação e renovação do ar ambiente, mas pode favorecer o ressecamento das vias respiratórias, por isso, é indicado combinar as janelas abertas com um umidificador de ar;
  5. Vacina contra a gripe: a vacina contra gripe deve ser tomada todos os anos antes do inverno, já que uma nova dose do imunizante é produzida para combater as variantes do vírus que estão em alta naquele período.

O que é bom para a imunidade?

Assim como as medidas apontadas anteriormente, aumentar a preocupação com a imunidade no inverno é uma excelente ideia, sendo possível diminuir a frequência com que uma pessoa fica doente e até reduzir a severidade dos sintomas e derrubar o risco de complicações graves.

De modo geral, sabemos o que é bom para imunidade e indicado para nossa rotina o ano todo, o que pode ser resumido nas seguintes recomendações:

  • Priorize uma alimentação balanceada e nutritiva: uma dieta saudável é a forma mais segura de garantir a ingestão de nutrientes essenciais para fortalecer a imunidade. Entre eles, podemos destacar as vitaminas A, B, C, D e E, assim como minerais como o zinco, selênio e manganês;
  • Uso de suplementos para aumentar a imunidade: nem sempre é possível adquirir todos esses nutrientes por meio da alimentação, por isso, o uso de suplementos para aumentar a imunidade para o inverno se mantém uma alternativa válida;
  • Beba bastante água todos os dias: a água é essencial para a manutenção das funções biológicas que fazem parte de uma vida saudável, por isso, é muito importante se manter hidratado, inclusive durante os meses mais frios do ano;
  • Tome sol: um banho de sol de 15 a 20 minutos é o suficiente para estimular a produção de vitamina D, ativar o metabolismo e melhorar a absorção de nutrientes;
  • Durma bem: investir em uma rotina de sono saudável, com pelo menos oito horas de repouso toda noite, é extremamente benéfico para a imunidade e bem-estar em geral;
  • Evite o estresse: é mais fácil falar do que fazer, mas combater o estresse é essencial para a imunidade, pois ele é capaz de provocar o enfraquecimento dos mecanismos de defesa do organismo;
  • Pratique exercícios físicos: já falamos sobre isso, fazer exercício aumenta a imunidade, estimulando a produção de anticorpos e demais células de defesa do organismo, ao mesmo tempo que promove a saúde e sensação de bem-estar.

Como aumentar a imunidade no inverno?

E o que pode ser feito para aumentar a imunidade no inverno? Bom, muito do que pode ser comprovado já foi citado. No geral, a única abordagem diferente está em nós mesmos.

Manter a frequência de exercícios físicos, beber bastante água (a desidratação continua sendo um risco nessa época), priorizar a ingestão de vitaminas e sais minerais essenciais, ter noites de sono mais tranquilas e evitar o estresse continuam sendo recomendações válidas.

Não devemos deixar o frio mudar essa rotina, considerando que todo esse esforço é importantíssimo para fortalecer a imunidade e manter as defesas do corpo em alta, prevenindo a doenças respiratórias, pelo menos reduzindo a duração e a ocorrência de sintomas mais fortes.

Persistindo nesse cuidado, temos a oportunidade de cuidar bem da saúde sem deixar o inverno nos abalar. Também é fundamental ressaltar que a vacina contra a gripe é o método mais eficaz de evitar essa infecção, sendo recomendado adquirir o imunizante todos os anos, se possível.

Fale Conosco
Pelo WhatsApp