Hábitos que fortalecem o vínculo entre pai e filhos

07 DE AGOSTO DE 2023

Dicas para o pai se aproximar do filho

Você, pai, sente que está mais afastado do seu filho ou filha? Às vezes, porque está trabalhando demais, ou por não estar morando na mesma casa, ou por falta de prática de cuidado mesmo, isso pode acontecer.

Também pode ser mais uma das tantas culpas que alimentamos, como pais ou mães. Mas, de qualquer forma, se você está com essa preocupação, reunimos 8 dicas que vão ajudar você a se conectar (ou reconectar) com o filhote:

Participar dos cuidados diários

Preocupar-se com a alimentação, levar ao médico, acompanhar na ida ao dentista, comprar roupas novas ou incentivar bons hábitos de rotina não são tarefas exclusivas da mãe.

Onde existe sobrecarga de uma pessoa só, não há espaço para o equilíbrio – ou seja, o vínculo é algo a ser construído pelo pai e pela mãe. Por isso, é importante ter uma organização e distribuição do que cada um pode fazer para ajudar a criança no cotidiano.

Todo filho percebe quem se preocupa e cuida dele no dia a dia. Em outras palavras, as tarefas podem ser menos memoráveis, mas permitem à criança saber com quem ela pode contar.

 Assistir a filmes, séries e desenhos juntos

Chegou do trabalho e está cansado ou cansada demais para brincar? Você pode ter um momento juntinho com o seu filhote sem gastar muita energia. Acredite: você dará boas risadas junto a seu filho, além de entender melhor o que ele gosta. Para a criança, aproveitar um bom entretenimento ao lado de quem ela ama é um momento para ficar na memória.

Compartilhar o momento de leitura

O hábito da leitura é naturalmente bom para a criança e, quando você lê junto ou lê para ela, o sentimento de “sou especial para meu pai/minha mãe” só aumenta. Além disso, a literatura infantil também é uma boa oportunidade para falar sobre as emoções com as crianças.

Ser um pai que lê junto ao seu filho ou filha demonstra o cuidado e atenção aos sentimentos do filhote. Além de, é claro, instigar a sua criatividade com novas histórias!

Aprender algo juntos

Compartilhar atividades é sempre muito importante. Que tal um novo jogo, brincadeira ou até mesmo receita? A ideia é que tanto o pai quanto o filho estejam fazendo a atividade pela primeira vez, ressaltando o aprendizado em conjunto. Além disso, incentiva o pensamento e o trabalho em equipe!

Demonstrar afeto

Cada um tem sua maneira de demonstrar afeto, isso é verdade. Mas é certo que o afeto físico, como abraços, cócegas e cafunés, proporcionam um sentimento na criança de estar segura e protegida. Se seu filho gosta de abraços, não economize. 

Dar atenção quando estiverem sozinhos

Algumas “birras” de criança acontecem justamente pela sensação de que estão sendo deixadas de lado. Às vezes, mesmo estando junto, nossa mente não está focada naquele momento.

Procure sempre doar sua total atenção quando estiverem sozinhos, mostrando ser um pai que está ouvindo seu filho e tem interesse em saber o que ele tem a dizer.

Participar dos aprendizados da escola

Esse é o ambiente que a criança passa a maior parte do tempo no dia a dia. É importante acompanhar cada passo que ela dá. Por isso, algumas dicas:

  • ajudar com as lições de casa;
  • perguntar sobre o que ela está aprendendo;
  • conhecer seus amigos;
  • entender o que ela pensa dos professores;
  • participar das reuniões para ficar a par das novidades.

Dessa forma, você será a primeira pessoa a saber se há algo de errado, como dificuldades de aprendizagem ou até mesmo no quesito socialização.

 

Fale Conosco
Pelo WhatsApp